LABORATÓRIOS

INVESTIGAÇÃO

O UBImedical promove a transferência de tecnologia entre o meio científico/universitário e o meio empresarial, aplicando o conceito de investigação translacional, como resposta ao desafio que envolve a passagem do conhecimento básico para as suas aplicações clinicas e para a comunidade em geral.

A Investigação translacional procura avançar os resultados de I&D o mais cedo possível para o estágio onde se possam tornar atrativos para industrias como a farmacêutica, biotecnologia ou outras. Como resultado desta aposta, a investigação científica será valorizada, apostando numa política consistente de patentes e licenciamento.

Os investigadores, os laboratórios e os projetos estão direcionados para a promoção de transferência de tecnologia, num ecossistema orientado para a promoção do empreendedorismo de base científica e tecnológica, lançando spin-offs de I&D na forma de novas empresas ou de novos negócios em empresas já estabelecidas.

A atenção dos investidores foca-se na criação e aceleração de empresas de base tecnológica, contribuindo para fixar na região recursos humanos de elevadas competências técnicas.

A fertilização cruzada do conhecimento, das áreas de Fármaco-toxicologia & Avaliação de resíduos hospitalares, Saúde na Edificação, estudos dos efeitos da exposição ao Radão, Biosensores e Telecuidados de Saúde, Fisiopatologia Geral, Neurofisiologia, Ciência da Visão, com as áreas  Healthcare Sensors (wearable/ingestible/On Device), desenvolvimento / certificação e teste de aplicações ehealth e mhealth para a cloud, Redes Redundantes (disaster recovery) em situações de emergência médica, contribuem para existência de um ecossistema único na região.

LABORATÓRIOS

Espaço laboratorial partilhado com 2 valências:

Qualidade de Vida

Área multidisciplinar de caracterização da qualidade de vida, envolvendo áreas do desenvolvimento humano como a fisiopatologia, a neurofisiologia, a área cérebro e cardiovascular, a oftalmologia, a biomecânica e a sociologia.

Caracterização de Parâmetros de Saúde Pública

Dividida em 2 áreas, Caracterização Analítica e Caracterização do Ar e Ambiente, permite aos investigadores o desenvolvimento de projetos em colaboração com empresas incubadas, entidades de saúde, educação e administração local, fomentando a transferência tecnológica.

LABORATÓRIOS INSTALADOS

GEO4HEALTH

A GEO4HEALTH é uma spin-off da UBI de dois investigadores da UBI na área da Engenharia Civil. É uma empresa prestadora de serviços e consultoria na área de Hidrogeologia Médica, Ambiente, e [...]

Contacte-nos

Deixe-nos a sua mensagem.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search