Coordenador: Prof. Doutor Miguel Castelo Branco Craveiro de Sousa

O laboratório de fisiopatologia geral do UBIMedical é uma unidade de avaliação epidemiológica, prestação de serviços e de investigação vocacionada para a avaliação de parâmetros relativos a função respiratória humana e a elasticidade dos órgãos por métodos não invasivos.

Está capacitado para fazer a avaliação da ventilação em situações normais e patológicas em repouso e em exercício, a análise ecográfica de estruturas torácicas e abdominais, a elasticidade não invasiva de órgãos como o fígado, sendo possível esta avaliação desde a idade pediátrica até ao adulto e a avaliação da infiltração adiposa de órgãos como o fígado, permitindo a caracterização de fenômenos patológicos que lhe aumenta a rigidez, como a fibrose.

Investigação

Caracterização epidemiológica da função respiratória da população e análise da sua evolução designadamente em situações de doença como da Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica e caracterização epidemiológica da asma em pacientes idosos.

Avaliação de programas de reabilitação respiratória/cardíaca domiciliária com recurso a telemedicina.

Caracterização dos fenómenos e doenças crónicas que condicionam lesão hepática e sua monitorização, desde a idade pediátrica até à idade adulta.

Avaliação  e monitorização das consequências a nível dos órgãos maciços, como o fígado, da infiltração adiposa dos mesmos.

Importância da avaliação da fibrose hepática e das suas consequências em doenças crónicas como a hepatite C e respetivas implicações terapêuticas.

Estudos de investigação clínica e translacional em doenças respiratórias e hepáticas

Serviços

Provas funcionais respiratórias para a avaliação da causa fisiopatológica subjacente à limitação ao exercício em diversos contextos clínicos como por exemplo a insuficiência cardíaca versus respiratória.

Realização de espirometrias, provas de esforço cardiorrespiratórias, prova de marcha 6 minutos, oximetria de longa duração.

Avaliação da fibrose hepática por método não invasivo, em todas as faixas etárias (*).

Avaliação da esteatose hepática por método não invasivo, em todas as faixas etárias (*).

(*) Único equipamento com esse potencial na região.

EQUIPAMENTOS

Kit para colheita de sangue – gasimetria.

Aparelhos de medida da qualidade do ar.

Aparelho de medida de composição corporal.

Equipamento para avaliação função respiratória.

Bateria de testes de avaliação em várias áreas.

Ultra-som para detecção de volume residual.

Equipamento para determinar polimorfismos genéticos (PCR).

Ecógrafo.

Equipamento de Fibroscan.

EQUIPA

Prof. Doutor Miguel Castelo-Branco

Dr. Rui Ramos

Contacte-nos

Deixe-nos a sua mensagem.

Not readable? Change text.

Start typing and press Enter to search